Como fazer óleo de côco em casa
O óleo de côco serve para emagrecer, regular o colesterol, diabetes e melhorar o sistema cardíaco. Para fazer o óleo de côco virgem em casa basta bater no liquidificador 3 copos de água de côco com a polpa de 2 côcos de casca marrom cortadas em pedacinhos.
A seguir, coe a mistura e coloque a parte líquida numa garrafa plástica, em ambiente escuro por 48 horas. Após este período deixe a garrafa em ambiente fresco, ao abrigo da luz e do sol a uma temperatura média de 25ºC por mais 6 horas.
Depois deste tempo, a garrafa deve ser colocada na geladeira, em pé, por mais 3 horas. O óleo de côco irá solidificar e para retirá-lo deve-se cortar a garrafa plástica na linha onde houve a separação da água com o óleo, aproveitando somente o óleo, que deve ser transferido para um outro recipiente com tampa.
O óleo de côco estará pronto para ser utilizado quando ficar líquido, numa temperatura acima de 27ºC. Não precisa ser guardado na geladeira e tem um prazo de validade de 2 anos.
Para garantir a integridade do óleo de côco caseiro e manter suas propriedades medicinais cada passo descrito acima deve ser rigorosamente seguido.
Óleo de côco para emagrecer
Tomar diariamente 2 cápsulas de óleo de côco ou tomar 4 colheres de óleo de côco caseiro é uma ótima ajuda para emagrecer. O óleo de côco promove a sensação de saciedade, queima a gordura abdominal e além disso é bom para o sangue, colesterol e coração.
O óleo de côco melhora ainda a função intestinal, combate a celulite, a flacidez, o envelhecimento precoce e não tem contraindicações.
Devido às suas propriedades medicinais o óleo de côco diminui a inflamação do corpo, gerada pelo acúmulo de gordura e facilita o processo de emagrecimento em até 7 vezes.
Mas é importante ressaltar que todos estes benefícios pertencem ao óleo de côco virgem, que pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, dietéticos, supermercados, farmácias ou pode ser feito em casa, à partir do côco maduro.
Como usar o óleo de côco
Pode-se usar o óleo de côco para regar saladas e na confecção de qualquer prato que leve óleo, azeite, manteiga ou margarina na sua composição, como por exemplo arroz, refogados, grelhar carnes e na confecção de bolos e tortas.
A quantidade deve ser exatamente a mesma. Por exemplo, se a receita original indica 2 colheres de óleo ou de azeite, troque por 2 colheres de óleo de côco.
O óleo de côco possui muitos benefícios para a saúde. Alguns exemplos são aumentar o metabolismo, diminuir o colesterol, emagrecer, melhorar o trânsito intestinal e combater inflamações.
Mesmo que o óleo de côco não seja utilizado para emagrecer, esta é uma opção mais saudável que o óleo de milho e o óleo de girassol, podendo ser utilizado diariamente por indivíduos de todas as idades, pois o óleo de côco não possui contraindicações e não tem efeitos colaterais.
Óleo de côco extra virgem
O óleo de côco extra virgem recebe este nome porque ele é prensado à frio, o que mantém todas as suas propriedades medicinais. O óleo de côco extra virgem serve para emagrecer, devido as suas propriedades nutricionais, como a presença de ácidos graxos e do glicerol.
Além disso o óleo de côco extra virgem é rico em ácido láurico, que aumenta a imunidade do organismo atuando na prevenção de doenças, e combatendo a inflamação gerada pelo acúmulo de gordura.
Ele deve ser consumido diariamente por quem deseja emagrecer, e pode ser encontradonas lojas de produtos naturais, dietéticas e alguns supermercados e farmácias. Basta tomar 2 colheres de óleo de côco ou 2 cápsulas de óleo de côco por dia.
Por ser um óleo estável, ele não perde as suas propriedades nutricionais ao ser utilizado em receitas, podendo ser utilizado para cozinhar no dia a dia, tanto para receitas doces ou salgadas.
O óleo de côco não contém contraindicações e não traz efeitos colaterais.
Tua Saúde » Dieta e Nutrição » Informações nutricionais do côco
Informações nutricionais do côco
Cem gramas de coco maduro fornecem 266 calorias e 100ml de água de coco 22 calorias. O coco também possui carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas A, B1, B2, B5 e C e magnésio.
O valor nutritivo do coco varia de acordo com seu estado de maturação, apresentando de maneira geral excelente teor de sais minerais (Potássio, Sódio, Fósforo e Cloro), e fibras, importantes para o estímulo da atividade intestinal o que o torna adequado para a promoção de saúde.
O coco verde, como por exemplo aqueles encontrados nas praias, possui maior quantidade de líquido que o maduro e tem polpa tenra, sendo muito apreciado como bebida e no preparo de cocadas moles.
Solução caseira para pele seca e extra seca
O côco é uma ótima solução caseira para pele seca e extra seca. Você vai precisar de 1 xícara da polpa branca do côco picada, 1 colher de aveia e 1 copo de água morna.
Bata todos os ingredientes no liquidificador até virar um creme uniforme e passe em todas as áreas em que a pele esteja bastante seca. Deixe agir por 15 minutos e enxague a seguir com água tépida.
O côco promove a hidratação da pele, sendo por isso indicado para o tratamento da pele seca. Mas isto não isenta a necessidade de passar um creme hidratante para pele seca em todo o corpo, diariamente após o banho, para obter melhores resultados.
Referência Bibliográfica
SILVA R; FORTES R; SOARES H. Efeitos da suplementação dietética com óleo do côco no perfil lipídico e cardiovascular de indivíduos dislipidêmicos. Acesso em Dez. 2011.
http://www.tuasaude.com/oleo-de-coco-para-emagrecer/
Nenhum comentário:
Postar um comentário